Assim conversamos em grupo sobre a segurança rodoviária e as crianças adquiriram algumas noções:
Quando ando a pé e quero atravessar a rua.Havendo passadeiras, atravesso nelas.
Olho para um lado e para o outro e escuto.
Não vindo nenhum carro, atravesso a direito e sem pressa!
Ao caminhar pela estrada, faço-o pela esquerda, de frente para o trânsito.
Quando viajo de carro
Viajo sempre no banco de trás e com cinto de segurança.Viajo sentado e não deito a cabeça ou os braços fora da janela.
Como consolidação destas regras, aproveitamos um dia de sol, fomos ao parque e pelo caminho seguimos as regras aprendidas.
No parque também falamos de algumas regras de segurança:
Não passar pela frente dos baloiços.
No escorrega devemos andar sempre sentados
Ter cuidado com os outros meninos, não empurrar e respeitar a nossa vez
Se estivermos a jogar à bola e esta cair na estrada, não devemos ir a correr apanhá-la mas pedir ajuda a um adulto.
Quando chegámos ao Jardim de Infância conversamos sobre a nossa saída e fizemos um registo.
Como consolidação organizamos um circuito, com ruas, passadeira, rotunda, alguns sinais, veículos e peões para por em prática o que aprendemos.
Para além da Segurança Rodoviária também vimos um Power-Point sobre “Perigos em Casa” alertando para alguns cuidados:
Nunca devemos brincar com fósforos ou isqueiros.Não devemos mexer, ligar ou desligar, fichas eléctricas ou botões de gás.
Não devemos brincar perto das janelas, escadas e muros.
Não devemos colocar objectos perto das janelas.
Não devemos trepar ou tentar passar as grades das varandas.
Não nos devemos aproximar do adulto quando ele estiver a trabalhar no fogão.
Não devemos correr na cozinha quando alguém está a cozinhar, porque nos podemos queimar.
Esta foi realmente uma semana em Segurança, mas este tema será abordado ao longo de todo o ano uma vez que consideramos que o Jardins de Infância constituem espaços educativos favoráveis à reflexão deste tema. E dada a sua importância, todas as os crianças com ajuda do educador deverão trabalhar e reflectir sobre ele, tirando partido das suas capacidades e conhecimentos e adquirindo novas competências, num processo de aprendizagem activa que inclua o debate e a troca de ideias, a pesquisa de informação, o jogo da representação e o trabalho de projecto, entre outras metodologias.
As Educadoras Fátima Mota e Rosa Valente
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