Uma visão da educação pelo Departamento de Educação Pré-Escolar do Agrupamento Vertical de Escolas de Marco de Canaveses

domingo, 31 de outubro de 2010

As Vindimas

  JARDIM DE VILA VERDE

 

 É época de vindimas. Falamos das uvas, para que servem.


 Fomos ao computador ver imagens de uma vindima e de todo o processo de fazer o vinho.

As crianças trouxeram uvas de casa e na sala cortamos as uvas de um tronco, comemos uvas e esmagamos as uvas com as mãos e com os pés.

 Depois de bem pisadinho, coamos o sumo e provamos era docinho.

 Este sumo depois de fermentar dá origem ao vinho.

Esta experiência fez o delírio das crianças. Foi feita no dia da alimentação. Nesse dia, as crianças também foram ver a preparação da sopa e dar uma ajuda.







Os objectivos das actividades foram:
Sensibilizar para a importância dos legumes e frutas na nossa alimentação

Reproduzir um pouco as tradições da nossa terra
 
Proporcionar o jogo sensorial às crianças







quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O Dia a Dia No Jardim de Infância






Pé ante pé...

  •  Devagarinho...

  • Passo a passo ...

  • Com brincadeira e descoberta ...

  • Com colo e muito mimo ...


As  lágrimas transformaram-se em sorrisos,os laços afectivos com os adultos foram criados e agora é vê-los  felizes...
 
  A nossa primeira partilha neste novo ano lectivo é para todos aqueles que deixam os seus filhos pela primeira vez no Jardim de Infância.
 Sabemos que as dúvidas e as inquietações são muitas.... 
Será que vai ficar bem?
Será que o vão mimar?
Será que lhe vão dar um colinho?
Será que insistem para comer?
Será? Será?
Todas estas dúvidas e inquietações, que tanto atormentam os pais, são compreensíveis e legítimas, pois vão deixar os seus pequenos “tesouros” com pessoas que lhes são estranhas e espaços desconhecidos.
 Para vos ajudar a ultrapassar este período de ansiedade publicamos aqui algumas imagens das primeiras semanas no Jardim de Infância, bem como, a organização do espaço e aimportância deste no desenvolvimento das crianças.

O jardim de Infância é um espaço dividido em áreas de actividade diferenciadas, devidamente marcadas e identificadas.
 

Área do acolhimento 
É a área onde todos nos reunimos sentados na  manta  para conversar, trocar opiniões, resolver problemas, ouvir uma história, cantar uma canção, repetir uma lengalenga e planear em conjunto as actividades do dia.
Área do Faz-de-conta




Permite que as crianças participem em grupo em actividades de jogo simbólico, imitação dos adultos que observam no dia-a-dia e de desempenho de papeis: ser mãe, pai,médico,cabeleireiro.....
a criança imita o outro, afirma a sua identidade, exprime sentimentos, desenvolve a imaginação e recria o mundo à sua volta. 
Promove o desenvolvimento de competências, como  a linguagem oral,o respeito pelos outros, a auto-estima e a capacidade de iniciativa e autonomia.
                                                                              
 Áreas dos Jogos


Estas actividades permitem que a criança desenvolva competências como,por exemplo a coordenação óculo-manual, a motricidade fina, a classificação e a seriação, o respeito pelos outros, o trabalho colaborativo e a capacidade de gestão de conflitos...
                                                             
Áreas das Expressões

  O Desenho, a Pintura, o Recorte, a Colagem e a Modelagem,permitem à criança inventar as suas próprias formas para dizer o que sabe e desenvolva:
  •  A autonomia , responsabilidade,  criatividade;
  • A motricidade fina;
  • A capacidade de utilizar de forma adequada diversos materiais;
  • Habilidades básicas como desenhar, recortar, colar, pintar ,modelar…
  •  O seu sentido estético e artístico.


Área da Biblioteca
A criança em idade pré-escolar gosta de ouvir historias e de jogar com sons e palavras para depois os repetir.Ouvindo histórias alimenta o imaginário e a capacidade de se maravilhar
Aqui se desenvolvem competências como a imaginação e criatividade, o gosto pela leitura, o interesse pelo código escrito, a correcção da linguagem oral, a capacidade de expressão…



O meio envolvente é também uma fonte de aprendizagens.
O contacto com diferentes realidades desperta a curiosidade da criança e e alarga os seus conhecimentos.




A brincar também se aprende.......




Entre todos vamos ajudar estas crianças a crescerem, a aprenderem e a serem FELIZES !

Em breve voltamos com mais surpresas......

As Educadoras
Fátima Mota e Rosa Valente