Uma visão da educação pelo Departamento de Educação Pré-Escolar do Agrupamento Vertical de Escolas de Marco de Canaveses

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Imagens do Carnaval do Jardim de Vila Verde

Os nossos meninos foram a representar o antigo, daí as damas antigas e os chamados de gentleman.
O desfile foi feito em Tuías.
Podemos contar com a colaboraçãoo do hipermercado Modelo que ofereceu o lanche, a todos os meninos, na sua confeitaria no edificio Sonae.
Por fim a evocação à reciclagem também é importante, daí a selecçao dos materiais utilizados.
 As Educadoras, Virgínia Goreti e Elvira Couto.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Desfile de Carnaval no Jardim de Eiró

O  tema do nosso desfile foi o Carnaval tradicional :matrafonas, casamentos, compadres e comadres. Nem o frio de rachar que se fez sentir estragou a nossa festa e a nossa alegria!


As Educadoras.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

O desfile de Carnaval do Jardim de Aliviada

Olá amigos, no dia 12 de Fevereiro realizamos o nosso Desfile de Carnaval e, apesar das baixas temperaturas, conseguimos colorir as ruas de S. Martinho de Aliviada com originalidade, imaginação, ternura e boa disposição!
Os nossos meninos foram fantasiados de “pintainhos a sair da casca” e nós, equipa educativa, éramos as “mães - galinhas”, sempre acompanhados pelas nossas “donas” e os seus cestos cheios de ovos e milho.
Não podemos, como educadoras de infância, deixar de criar um certo elo entre as nossas fantasias e a entrada das crianças no pré-escolar: os pintainhos “saem da casca” para a vida e para o mundo. As nossas crianças iniciam no pré-escolar uma etapa da vida cheia de novas experiências e vivências, de diferentes relações com os seus pares e de um alargar de horizontes e perspectivas a nível pessoal e social. Isso tudo através não só das actividades dentro da sala/escola mas também de oportunidades como esta: o reviver das tradições do Carnaval.
VIVA O CARNAVAL!
        As educadoras, Irene Carvalho e Carla Dias

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Dia dos Amigos no Jardim da Freita

Dia dos Amigos (não é dia dos namorados) é algo a comemorar nos 365 ou 366 dias do ano, e não numa data específica....porque os sentimentos não têm hora nem data marcada. Há valores que são urgentes enaltecer...a Amizade, Solidariedade, Compreensão, Tolerância, Interajuda, Disponibilidade, Compreensão, o Respeito pelos outros e pela diferença, que são parte integrante de uma cidadania activa e consciente, em prol de uma sociedade mais justa e mais humana.
Convicta da importância de promover e fomentar todos estes valores nas crianças, planeamos uma diversidade de trabalhos afim de vivenciar o Dia dos Amigos.








Elaboração de um coração com colagem de massinhas(estrelinhas), no centro a fotografia do(a) filho(a) e um pequeno poema para oferecer aos pais (são aqueles que amam incondicionalmente os filhos).

Decoração de um placar com vários corações com colagem de bolinhas em papel crepe e no meio o nome do(a) amigo(a) especial que cada criança escolheu.
Elaboração de um postal para oferecer ao amigo especial escolhido por cada criança.
Mas, o que entendem as crianças sobre o sentimento da Amizade, o que significa para elas ser um Amigo?
Um amigo é bom
Um amigo é aquele que brinca comigo
Um amigo é aquele que empresta os brinquedos
Um amigo é uma pessoa muito simpática
Amigos são pessoas boas
Um amigo é uma pessoa muito querida
Um amigo é um tesouro
As datas caem no esquecimento mas os gestos perduram...e é com as nossas crianças que encontramos a motivação, a força e a esperança para acreditar que a Amizade não é um sentimento em vias de extinção mas uma riqueza a preservar.
                       Um bom dia dos amigos!
                                                                                                                               A Educadora, Paula Costa


sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Cortejo de Carnaval

Realizou-se hoje um cortejo de Carnaval, organizado pela EB1 de Marco de Canaveses, com a colaboração da Junta de Freguesia de Fornos. A esta iniciativa associaram-se os Jardins de Infância Quinta do Casal, Quatro Caminhos, Murteirados, a EB1/JI da Barroca ,o  Jardim de Infância de Valdecidos, o Malmequer e o Peluche.
Este desfile, pela sua dimensão, colorido e variedade de máscaras, encheu de alegria e animação as ruas do centro da cidade,  ajudando a esquecer por momentos o frio cortante que se fez sentir.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Conta-me como era...


Partindo desta imagem que encontamos no livro " Marco de Canaveses,Perspectivas", que representa o Jardim Municipal em 1932, as crianças mais velhas do Jardim de Infância Quinta do Casal, iniciaram o desenvolvimento do projecto da sua sala, inserido no tema aglutinador do Agrupamento " à descoberta do Património local e regional".
Após a comparação da imagem com o Jardim actual, local que conhecem bem e onde brincam com frequência, colocamos a seguite questão: como seria antigamente a cidade do Marco?
Então, cada criança levou um "trabalho de casa": descobrir, junto da família, como era a sua rua antigamente e quais os costumes da infância dos pais e avós.
A recepção dos Encarregados de Educação a este pedido tem superado as nossas expectativas. Os relatos escritos e as fotos antigas que temos recebido  já nos levaram a fazer muitas descobertas sobre factos importantes e curiosos do Marco de antigamente.
Para  saber mais e acompanhar o crescimento deste projecto que poderá, segundo a sugestão das crianças, dar origem a um pequeno livro, pode visitar o blogue do Jardim de Infância Quinta do Casal.

As Educadoras 

Carmen Miranda, Jardim de Vila Verde

Sendo a Carmen Miranda um símbolo do património Marcoense, o Jardim de Vila Verde participou na Exposiçao da Carmen Miranda.Falamos da Carmen e vimos fotos dela, desenhamos a Carmen e depois fizemos a tela para levar para o museu.Aqui está o nosso trabalho:
Separamos os balões por cores.
 
  Começamos a colocar os balões nas saias.
Pintamos os esfregões e esponjas que fazem de frutos.
 Metemos trapilho na tela para fazer o top.
Fizemos pulseiras e colares com o elástico dos balões e com palhinhas coloridas.
Por fim pintamos a tela com tinta preta.


terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Um chapéu...um sonho tornado realidade!

De acordo com o Projecto Aglutinador " À descoberta do Património Local e Regional" o Jardim de Infância da Freita aderiu à iniciativa proposta pela Biblioteca Municipal do Marco de Canaveses, no âmbito do IV concurso de expressão plástica em homenagem à nossa Carmen Miranda.
Após um breve diálogo com as crianças sobre a vida e a obra desta artista (e visualização de vários videos) houve um consenso sobre a irreverência dos chapéus que usava.
Deste modo, decidimos eleborar um chapéu muito especial:com a técnica do balão, fizemos a parte côncova do chapéu no qual colamos tampinhas de plástico, massas e bolinhas em papel crepe. No cimo do chapéu colamos várias frutas em plástico caracteristica marcante dos seus chapéus.
Na base (feita em cartão) colamos vários frutos feitos em gesso e um grande laçarote colorido.
À medida que a nossa obra ia ficando pronta ouviam-se os comentários das crianças: "tá mesmo bonito, não tá?". Concluída a obra esta foi entregue na Biblioteca Municipal do Marco de Canaveses lamentavelmente sem a presença dos artistas traquinas, pelo facto de não termos transporte.
Foi sem dúvida alguma um desafio no qual todas as crianças participaram com grande motivação, empenho e alegria.
É dos pequenos gestos que nascem grandes obras e é desde pequeno que se desperta o interesse pela nossa cultura e pela riqueza que possuímos.
A brincar também se aprende!
 A educadora, Paula Cristina

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Coisas giras do Inverno, Jardim de S. Nicolau

Olá, o JI Quatro Caminhos de S. Nicolau aqui está de novo para partilhar com todos as vivências de Inverno. Fizemos coisas bem giras!

Como diz a canção: o Inverno é mau porque faz chuva e faz frio e que mau é o frio! Mas, ao saltar e ao correr ao brincar e aprender, o Inverno assim não é mau p’ra mim!
 Somos um grupo bem pequeno mas, com o nosso grande vigor, saímos à rua para dar as Boas Festas e manter assim, viva, a tradição do cantar das Janeiras.
  Para aumentar o nosso grupo as nossas famílias juntaram-se a nós e ensaiamos a canção das Janeiras para depois nos integrarmos no “Cantar das Janeiras” promovido pela Câmara Municipal. Tudo correu pelo melhor!
Parabéns para todos!
 A linguagem oral e a abordagem à escrita, inseridos no tema representado, merecem especial atenção no nosso JI e … resultam em
actividades plásticas diversas.


 Que as crianças exploraram recorrendo a diferentes técnicas… e a diversos materiais.
 
 Cujos resultados se traduzem por um enriquecimento da criança, ampliando o seu conhecimento do mundo e desenvolvendo o sentido estético.
 A relação entre a música e a palavra é uma forma de expressão musical e trabalhar a letra das canções relaciona o domínio da expressão musical com o da linguagem.
 As crianças vão espontaneamente construindo noções matemáticas a partir das vivências do dia-a-dia. A construção de noções matemáticas fundamenta-se na vivência do espaço e do tempo, tendo como ponto de partida as actividades espontâneas e lúdicas da criança. Seguem-se dois exemplos dessas actividades decorridas no nosso JI.